Just Like Heaven: histórias, curiosidades e diferentes versões de um dos maiores clássicos do Cure

Robert Smith escreveu uma canção sobre um dia de passeio à beira mar junto com sua então namorada (e futura esposa). O resultado de tudo isso é um dos maiores clássicos da música pop que encanta quem é não fã do The Cure.

Lançada em 1987 no álbum Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me, o próprio compositor admitiu durante uma entrevista à Rolling Stone (2003) que foi bastante influenciado pela faixa “Another Girl, Another Planet”, do grupo The Only Ones (“embora eu não tenha percebido na época, a estrutura é muito semelhante a “Another Girl, Another Planet”, do grupo The Only Ones, eu ainda me lembro vividamente de tê-la ouvido no rádio durante a noite, em meados dos anos 70. A principal diferença é que enquanto a música progredia, eu apresentei algumas mudanças de acordes que dão essa sensação um pouco mais melancólica”).

Robert Smith foi criado na cidade de Crawley (região sudeste da Inglaterra) que fica a quarenta milhas de Beachy Head (um senhor penhasco bem famoso por ter se tornado ponto de suicídio). Isso parece ter influenciado (e muito) a produção do videoclipe, que inclusive conta com uma pequena participação da já citada namorada e futura esposa de Smith.

A importância de “Just Like Heaven” pode ser medida pela diversidade de covers recebidas ao longo dos anos. Separei algumas que considero essenciais para prestigiar uma das mais belas obras do The Cure. Ressaltando que nem todas prezam pelo aspecto técnico, e sim pelo feeling da coisa. Na sequência do post:

Al Baby and the Hatchet Wound Experience

__

Joy Zipper

__

Ervin Stellar

__

Fabien Meyer

__

Gatsbys American Dream

__

Katie Melua

__

Taking Back Sunday

__

Dinosaur Jr.

__

Charlotte Martin

__

Goldfinger

  • Eu tenho o vinil 7″ do Dinosaur Jr dessa música. Lindo!

  • The Watson Twins fez uma cover legalzinha também!
    Phodástica a versão do Golgfinger!!

  • Me apaixonei por The Cure quando minha irmão comprou o LP The Head on the Door! Gostei mais daquelas que não foram lançadas como single!!